- Este evento já decorreu.
Como organizar o Departamento de Formação de Futebol de um Clube
18 Março, 2018 @ 8:30 - 19:30
€45Como organizar o Departamento de Formação de Futebol de um Clube
FORMAÇÃO – LEIRIA – 18 de MARÇO
2 UC – IPDJ – Componente Específica
DESCRIÇÃO
A aposta na formação de jovens futebolistas é uma realidade que surge cada vez mais nos clubes de futebol. Embora muitas vezes surja enquanto necessidade, existem várias outras vantagens nesta aposta, nomeadamente:
– A nível desportivo – formação do próprio produto, o que significa que o jogador conhece o clube e que o clube conhece o jogador, o que traz óbvias vantagens.
– A nível financeiro – a formação em si, se for bem organizada traz dividendos evidentes ao clube, fora possíveis vendas de jogadores formados no clube.
– A nível social – o futebol pressupõe um conjunto de valores importantes para a formação social e de caráter dos atletas. Ao formarmos os nossos jogadores, conhecemos os valores transmitidos.
A importância que o futebol de formação tem assumido, justifica uma definição clara dos seus objetivos e de quais as regras que lhes devem estar inerentes. Tal como indica o nome e tendo em conta que estamos a falar de futebol e de formação, teremos que afirmar que o principal objetivo é a formação de futebolistas na sua plenitude no que se refere às suas competências técnicas, táticas, físicas, psicológicas e sociais para o futebol sénior em determinado contexto, porém a forma como se estrutura um clube, a definição dos vetores fundamentais de intervenção e as áreas de principal investimento são questões, hoje em dia, muito variáveis de clube para clube e que necessitam de alguma partilha de ideias dentro da comunidade de treinadores e coordenadores de futebol de formação.
Concebemos esta ação com o intuito de conceptualizar três realidades distintas das quais julgamos ser possível retirar conceitos com aderência à realidade do nosso público alvo.
OBJECTIVOS
No final da formação, os formandos deverão saber:
– Definir e caraterizar os subdepartamentos essenciais no departamento do futebol de formação;
– Conhecer os modos de funcionamento dos diferentes subdepartamentos na estrutura de uma academia de futebol de um clube de topo;
– Distinguir os diferentes contextos em que poderão estar inseridos
– Definir objetivos para o departamento de futebol de formação consoante o contexto;
– Definição de um plano estratégico que contemple objetivos específicos de forma a serem atingidos os objetivos do clube;
– Construir uma estrutura hierárquica para um departamento de futebol de formação;
– Enumerar as diferentes funções existentes num departamento de futebol de formação;
– Definir funções e tarefas para cada função dos membros do departamento (coordenadores, subcoordenadores, etc.);
– Distinguir os diferentes tipos de estrutura hierárquica consoante o contexto;
– Definir recursos humanos, financeiros e materiais que permitam sustentar o plano estratégico com vista a atingir os objetivos do clube;
– Enumerar e caraterizar os diferentes vetores de formação integral do futebolista;
– Conhecer diferentes formas de desenvolver e potenciar os diferentes vetores, relacionando com as diferentes funções da estrutura do departamento de futebol de formação
PROGRAMA
08h30m – Acreditação
Módulo 1: Bruno Batista, Departamento Técnico Clube Futebol Metodologia TOCOF – Um clube de todos, para todos.
Módulo 2: José Duarte, Departamento Técnico Sport Grupo Sacavenense – O clube que quis ser maior que os outros.
Módulo 3: Filipe Antunes, Departamento Técnico Sporting Clube de Portugal – Pontos de ligação de diferentes realidades até ao topo do futebol de formação.
Intervalo para Almoço 13h00m às 14h00m
19h30m – Final da Acção
NOTA
Esta acção está creditada pelo IPDJ para renovação do TPTD – 2 unidades de crédito – Componente Específica