São muitas as questões quando reunimos estas palavras: Futebol Formação e Departamento Médico! Deve ser transversal a todos os escalões e a todos os clubes?
Sim, o departamento médico não é só para os “grandes” Clubes de Futebol ou para as equipas de elite! É para todos!
A inter-relação entre a equipa técnica e o departamento médico deve ser instituído desde cedo, no momento da criação de um clube. O foco e a verdadeira razão são os nossos atletas, ainda em idade pediátrica e outros designados como jovens adultos, que necessitam de um acompanhamento médico adaptado ao seu crescimento e desenvolvimento.
Um Departamento Médico centrado na medicina desportiva, com o envolvimento da fisioterapia, da nutrição e da psicologia (e com um canal de comunicação estabelecido, otimizado e célere com a equipa técnica, especialmente com os fisiologistas).
Precisamos de um olhar global para os nossos jovens atletas, sendo necessário um departamento de saúde, que promova a relação com a equipa técnica, com os pais e com todos os elementos que constituem um clube, inclusive com a direção.
A promoção de uma visão global do atleta, a saúde física, psicológica e social para um desenvolvimento equilibrado, além de contribuir para melhorar a sua performace e consequente desempenho desportivo.
É uma possibilidade para promover um estilo de vida saudável e uma mudança positiva no próprio atleta e na família.
O departamento médico é uma estrutura que deve ser criada de acordo com as necessidades do clube. Nem todos podem ter uma estrutura com vários elementos e recursos a funcionar sete dias por semana; mas é possível começar pela criação de um pequeno departamento médico que pode ser construído e evoluir à medida das suas necessidades.
É essencial fazer um levantamento para permitir a rentabilização do mesmo (apoio a uma equipa ou a todas as equipas do clube, apenas para uma modalidade ou para as várias modalidades?) e perceber a sua real importância.
Acreditem que vai fazer a diferença na saúde dos nossos atletas e na saúde do clube!
A componente formativa deve ser um dos objetivos, permitindo a todos os elementos da estrutura, uma atualização constante e um crescimento pessoal e profissional. Devendo esta ser extensível (adequando os conteúdos) a pais e atletas.
Para implementar um Departamento Médico – aspetos base:
– Recursos Humanos
– Material
– Local
– Horário
– Registo Clínico
– Formas de comunicação
– Reuniões semanais
– Formação
As funções de um Departamento Médico (versão resumida) (1,2):
- Planear o início da época desportiva.
- Exame Médico – Desportivo.
- Avaliação e comunicação da situação clínica do atleta.
- No período que antecedem os jogos, comunicar a situação do atleta (condicionado, apto ou apto com restrições).
- Determinação do regresso ao treino/ jogo após lesão ou doença.
- Planeamento e instruções de acompanhamento para atletas que necessitem de tratamento durante ou após treino/ jogo.
- Comunicação a equipa técnica ou a outros elementos da estrutura dos pontos acima referidos de forma clara e concisa (respeitando sempre o sigilo médico).
- Documentação apropriada e manutenção de registos médicos.
- Atendimento no pós-jogo de atletas lesionados ou doentes.
- Callender, S. Being a Team Physician. Current Sports Medicine Reports. 2018; 17 (2): 39–40.
- Putukian M, Echemendia R, Dettwiler A, et al. Prospective clinical assessment using Sideline Concussion Assessment Tool-2 testing in the evaluation of sport-related concussion in college athletes. Clin J Sport Med. 2015; 25 (1): 36– 42.
Muito bom